academiaacreanadeletras.com.br

Mário Lima Brasil ingressou na Academia Acreana de Letras em 24 de julho de 2015, para ocupar a Cadeira 15, que tem como patrono Belarmino de Mendonça, membro fundador Jayme de Mendonça e antecessor Jorge Kalume. Nasceu no dia 12 de outubro de 1958, em Rio Branco (AC). É filho de Alaíde Lima Brasil e de Geraldo Freire Brasil. Tem uma irmã: Norma Cristina Brasil Casseb; e um filho: Rodrigo Rodrigues Lima Brasil.

Iniciou seus estudos no Instituto Imaculada Conceição (Colégio das Freiras), onde cursou o Jardim de Infância. Cursou do 2º ao 4º ano do primário no Grupo Escolar Presidente Dutra (não fez o 1º ano, por já saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, avançando para a 2º ano). Cursou o ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio no Colégio Acreano. Fez o 2º ano na Escola Técnica e o 3º, no Brasílio Machado, em São Paulo.

É graduado em música, pela Universidade de Brasília (UnB, 1986); mestre em música pela Universidade de Música e Artes de Tóquio – Tokio Geijutsu Daigaku (1992); doutor em Comunicação e Artes (Música), pela Universidade de São Paulo/ECA/USP (2002). É professor associado do Departamento de Música da UnB desde 2022.

Foi fundador e coordenador do Núcleo de Estudos Cultura, Diversidade e Minorias Políticas – CDimp/Ceam/UnB (2014). Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos de Ciência, Arte, Filosofia e Espiritualidade – Cafe/Ceam/UnB (2022). Coordenador dos quatro Seminários Internacionais de Música Quântica (2018 a 2021).

Compositor da Ópera Aquiry, a Luta de um Povo, apresentada em vários Estados, como Acre (2004), Distrito Federal (2005) e Pará (2006). Compositor do Balé o Sonho de Chico Mendes, apresentado em 2014, na SBPC no Acre. Compositor de Cantos em Cantos do Japão, publicado em CD (1996).

Foi coordenador de vários projetos de extensão: Coro da Diversidade, Coro Italiano, Música e Saúde para o Bem, Bandas de Pife, Cultura Viva, Percussão Corporal, Música para o Bem/NA etc.; Tutor do PET Conexão de Saberes Música do Oprimido – MEC/Sesu/Ceam/UnB (2010 a 2021). Tem artigos publicados em diversos periódicos e vários livros publicados na área de políticas públicas, com ênfase no projeto Cultura Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *