Autores: Geórgia Pereira Lima (UFAC) e Marcos Vinicius Freitas Reis (UNIFAP)

O artigo investiga o ensino de História no contexto das Amazônias, com foco nos saberes e fazeres de matrizes africanas e indígenas. Com base em estudos decoloniais e nos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire, os autores analisam 40 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do Curso de Aperfeiçoamento (CAp, 2021) para refletir sobre a articulação entre ensino e pesquisa e os enfrentamentos ao racismo estrutural, institucional e à intolerância religiosa.
A pesquisa evidencia a necessidade de uma educação decolonial que valorize os saberes tradicionais e enfrente a colonialidade presente nos currículos escolares. O artigo destaca temas como religiosidades amazônicas, ancestralidades, cosmologias indígenas e afro-brasileiras, e propõe o ensino como prática investigativa e crítica, promovendo a escuta, o respeito e o reconhecimento das histórias silenciadas.
A metodologia ensino-pesquisa é central para o fortalecimento de uma formação docente que valorize os saberes locais, descolonize o currículo e construa uma educação intercultural, crítica e humanizada, alinhada às lutas e vivências das populações amazônicas.