
Rubicleis Gomes da Silva ingressou na Academia Acreana de Letras em 5 de novembro de 2022, através da Cadeira 05, que tem como patrono Alexandre Rodrigues Ferreira, e membro fundador Leandro Tocantins. Contudo, em virtude da recomposição das cadeiras da AAL, ocupa transitoriamente a Cadeira 54, por efeito da Resolução n.º 01, de 12 de agosto de 2023, da AAL. É o Primeiro Tesoureiro da atual Diretoria Executiva da AAL.
Nasceu no dia 28 de agosto de 1974, em Rio Branco (AC). É filho de Araci Gomes da Silva. Iniciou seus estudos em 1982, no Centro Educacional e Cultural Meta. A partir de 1987, concluiu o ensino fundamental na escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Em 1991, iniciou o ensino fundamental na Escola Técnica Comercial Acreana, na área de contabilidade.
Em 1995, ingressou no curso de bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Acre, concluindo-o em 2001. Em março de 2001, iniciou o mestrado em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo defendido sua dissertação em fevereiro de 2003. Em março do mesmo ano, iniciou o doutorado em Economia Aplicada na UFV, tendo defendido sua tese em julho de 2005. Em novembro do mesmo ano, ingressou na carreira acadêmica como professor de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, na Ufac.
Em 2009, fez seu primeiro pós-doutorado em Economia, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dos anos de 2017 a 2018, realizou o seu segundo pós-doutorado, na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ao longo de sua carreira profissional, foi agraciado com diversos prêmios, condecorações e menções honrosas. Em 2022, recebeu a Cruz do Reconhecimento do Mérito, da Economia da Câmara Brasileira de Cultura. Em 2010, 2016 e 2022, foi o primeiro colocado nos editais de seleção para Tutor PET – Curso de Economia.
Em 2012, recebeu o Prêmio Professor Samuel Benchimol e o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente – Categoria Ambiental, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior.
Em 2007, orientou a monografia vencedora do prêmio de Melhor Monografia em Economia do Estado do Acre, concedido pelo Conselho Regional de Economia. Em 2003, venceu o prêmio Edward Schuh, de melhor tese de mestrado em Economia Rural do Brasil, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober).
Ainda na vida profissional, foi Chefe do Departamento de Economia (2006 a 2008), Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA), no período de 2009 a 2016. Coordenador do curso de Economia, no período de 2020 a 2023. Orientou e publicou mais de 100 trabalhos acadêmicos no período de 2005 a 2023. É autor/coautor de nove livros e 38 capítulos de livros. Coordenador de mais de cinqüenta projetos de pesquisas/extensão.
Em 2010, foi o segundo colocado nacional no edital 09/2010 SESu/Secad/PET. Em 2012, foi o segundo colocado no Programa de Pesquisa Aplicada Livre do Banco Santander e Ufac.
É consultor das seguintes agências: Capes, CNPq, Finep, Inep e outras; atua como parecerista em inúmeras revistas de economia do Brasil. Além disso, foi membro e presidente, em ocasiões distintas, da comissão de avaliação da melhor tese de doutorado em economia rural do Brasil, da Sober.
Rubicleis Gomes da Silva atua na área de economia aplicada, com ênfase sobre a avaliação de políticas públicas, economia do trabalho, economia do bem-estar, economia do crime, valoração de externalidade e bens-públicos e economia dos recursos naturais e meio ambiente. Por fim, é um dos principais articulistas na área de jornalismo econômico do Estado, sendo constantemente interpelado por diversos veículos de comunicação, para elucidar questões econômicas para o público em geral.