academiaacreanadeletras.com.br

Maria da Glória de Queiroz Oliveira ingressou na Academia Acreana de Letras em 8 de junho de 1989, para ocupar a Cadeira 20, que tem como patrono Emilio Goeldi, e membro fundador Roberval Cardoso.

Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1953, na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). É filha de Antônia de Queiroz Oliveira e de Pedro Gomes de Oliveira. Tem duas irmãs: Maria das Graças de Oliveira Costa e Maria de Lourdes de Queiroz Oliveira (in memoriam). Tem um filho: Gean Carlo de Oliveira Barros. Iniciou seus estudos no destacado Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul. Seu ensino médio foi realizado no Instituto Santa Terezinha e no Colégio Flodoardo Cabral (Cruzeiro do Sul, AC).

É graduada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1975), e em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1977). É pós-graduada em Administração Escolar, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS, 1978); em Metodologia do Ensino Superior (Ufac, 1982); e em Métodos Quantitativos em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1983). Em 1968, inicia sua experiência em sala de aula, no “Colégio São José”, em Cruzeiro do Sul. Permaneceu nessa unidade escolar até o ano de 1970.

De 1971 a 1973, lecionou no Instituto Santa Terezinha. De 1974 a 1977, já em Rio Branco, ministrou aulas na Escola de Demonstração da Secretaria Estadual de Educação. Em 1975, prestou concurso público na Ufac, para o cargo de agente administrativo. Porém, na prática, exerceu atividades relativas à Secretaria e Assessoria. No período de 1975 a 1977, também lecionou no Colégio Ceseme, atual Colégio Barão do Rio Branco (Cerb). Em 1978, foi aprovada como professora no Curso de Pedagogia da Ufac, exercendo a profissão até 1996, quando se aposentou. Nos anos de 2000 a 2006, foi Coordenadora Pedagógica do Iesacre.

Em resumo, os trabalhos desenvolvidos por Glória Oliveira estão relacionados à educação, mais precisamente, em projetos de criação de cursos; a projetos pedagógicos; estratégias para reverter índices de repetência e evasão escolar. É uma das autoras do livro Educação ambiental para alfabetizar crianças repetentes de 1ª a 4ª série. Escreveu artigos publicados nos jornais locais e os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação que realizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *